PRM neutraliza assaltante e captura líder de quadrilha armada que actuava em Nampula e Cabo Delgado

A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula neutralizou mortalmente um integrante de uma quadrilha de assaltantes à mão armada que vinha protagonizando crimes nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, numa operação que resultou igualmente na captura do alegado líder do grupo e na recuperação de três armas de fogo do tipo pistola.

Segundo uma informação avançada pelo jornal O País, a intervenção policial culminou com dois suspeitos alvejados, tendo um perdido a vida e outro ficado ferido, este último identificado como o líder da quadrilha, conhecida por causar terror na cidade de Nampula através de assaltos com recurso a armas de fogo.

Quadrilhas actuavam em duas províncias

O porta-voz da PRM em Nampula, Dércio Samuel, explicou que a corporação está a lidar com duas quadrilhas distintas envolvidas em crimes violentos nas províncias de Nampula e Cabo Delgado. Uma delas é composta por nove indivíduos, fortemente indiciados na prática de roubos e assaltos armados.

“Essa quadrilha, quando se apercebeu que a Polícia da República de Moçambique estava em diligências com vista ao cumprimento de um mandato de busca e captura para a sua neutralização e detenção, colocou-se em fuga”, explicou o porta-voz.

Operação no bairro de Namicopo

A PRM recebeu informações de que parte da quadrilha se encontrava no bairro de Namicopo, área de jurisdição da 3.ª Esquadra, facto que levou ao desencadeamento de uma operação policial.

“A diligência culminou com a neutralização de três indivíduos”, afirmou Dércio Samuel, referindo-se aos suspeitos envolvidos na troca de tiros com a polícia.

Material bélico escondido em residências

De acordo com a PRM, o líder da quadrilha escondia armas e outro material bélico em residências das suas esposas, situação que preocupa as autoridades, uma vez que um dos integrantes do grupo conseguiu fugir transportando um saco com armas de fogo.

A polícia revelou ainda que parte do material bélico terá sido enviada para a província de Cabo Delgado, enquanto o restante encontra-se em parte incerta, na posse do marido de uma das mulheres envolvidas, que já se encontra sob custódia policial.

“Foi aí que tivemos conhecimento de que uma parte desse material foi enviada para Cabo Delgado, enquanto o restante está em parte incerta”, confirmou o porta-voz.

Operações continuam

A PRM assegurou que as operações de busca e neutralização prosseguem, com vista à detenção dos seis indivíduos ainda foragidos e à recuperação total do material bélico em falta.

“O trabalho operativo continua até à neutralização de todos os integrantes da quadrilha e à recuperação das armas”, garantiu Dércio Samuel.

PRM Nampula, assaltantes à mão armada, quadrilha criminosa, crimes em Nampula, crimes em Cabo Delgado, polícia moçambicana, armas de fogo apreendidas, segurança pública

Postar um comentário